Roselle Adriane Soglio
Resumo:
O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de incorporação da criminalística em São Paulo, na primeira metade do século XX, até sua cristalização na adoção formal da prova técnica na legislação – Código de Processo Penal, de 1941.
A pesquisa indicou que a criminalística, como área específica de teorias e práticas visando à formulação de inferências confiáveis acerca da identidade do autor de um crime, com base em indícios materiais deixados no local do crime, teve início na Europa a partir de finais do século XIX.
O operador fundamental no processo de constituição da criminalística foi a ciência, na medida em que supriu não só conceitos e técnicas de investigação e de inferência, mas os métodos da pesquisa pericial. A incipiente criminalística foi introduzida no Brasil no início da década de 1910, por meio de um curso ministrado pelo criminalista suíço Rudolph A. Reiss (1875-1929), que serviria como estopim para a criação da Policia Technica paulista. O trabalho é baseado em documentação de arquivo, pouco estudada até o presente.
SOGLIO ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA comunica que NÃO UTILIZA qualquer meio eletrônico não oficial para solicitação de pagamentos de guias judiciais ou de qualquer outra natureza (acordos extrajudiciais, etc.). Todas as comunicações referentes a processos sob nossa responsabilidade são feitas exclusivamente por nossos canais oficiais, por meio de nosso corpo jurídico.
CASO RECEBA QUALQUER COMUNICAÇÃO SUSPEITA OU NÃO USUAL EM NOSSO NOME, ENTRE EM CONTATO CONOSCO IMEDIATAMENTE PARA VERIFICAR SUA AUTENTICIDADE.
Canais oficiais para contato: soglioadvocacia@yahoo.com.br - F. 3097-8041
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e segurança em nossas comunicações e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.